Día de los Muertos na biblioteca


250px-Catrinas_2

Esta data tem características especiais em Espanha e em Hispanoamérica. Nos dias anteriores a 1 de Novembro, os familiares dos defuntos vão aos cemitérios limpar os jazigoas e as campas e enfeitá-los com flores, especialmente crisántemos. É um ritual de homenagem aos familiares já mortos.
Em Hispanoamérica, sobretudo no México, onde a festa é Património da Unesco, a festa maior celebra-se a 2 de Novembro. Mas antes desse dia, as famílias constroem em casa altares onde colocam imagens dos familiares mortos, de santos, enfeitam tudo com flores, comida e bebida ao gosto dos entes queridos, colocando ali também os objectos que mais se identificavam com os familiares. No dia 2 fazem uma festa, cantam serenatas, quer em casa quer nos cemitérios, e comem e bebem em honra dos mortos. Oferecem-se caveiras de açúcar aos amigos e o pão do morto, um pão doce com a imagen de uma caveira ou esqueleto.
Na nossa escola, a turma do 11º I construiu um altar na biblioteca e as restantes turmas elaboraram cartazes com imagens, caveiras, etc., alusivos ao dia. Fez-se um altar com essas imagens na zona do bar. Os alunos de Espanhol, bem como todos os que frequentam a biblioteca, deslocaram-se ali para ver a exposição, comer um simbólico “pan de muerto” e “calaveras de azúcar”, ficando a conhecer melhor a cultura hispana.

Comentários

Anónimo disse…
os mortos estavam morots de mais.

Mensagens populares deste blogue

A arte como expressão: vantagens e críticas

O Protagonismo crescente das cidades