O Agrupamento de Escolas de Anadia (Escola Secundária de Anadia) promoveu um concurso/desfile subordinado ao tema “Recicla, Reutiliza e Veste”

Todos nós, presentemente, estamos conscientes que é fundamental preservar o ambiente — nunca é demais recordar que a natureza é a nossa segunda pele. Esta convicção pode levar-nos a perguntar: o que fez hoje pelo seu querido planeta? Pois bem nós, leia-se, equipa do programa “Eco-Escolas” (com a colaboração da docente Manuela Monteiro) decidimos “espicaçar consciências” (às vezes adormecidas, outras entorpecidas) e realizámos um Concurso/Desfile Ecomoda, subordinado ao tema “Recicla, Reutiliza e Veste”. Esta acção consistiu num desfile (com promissores modelos do nosso cenário nacional) que, fazendo jus ao nome, reutilizou, reciclou e recriou — com uma criatividade inaudita! Esta iniciativa pretendeu ser um desafio para todos, no intuito de viver e imaginar um Planeta harmonioso, que conjugue o homem e Natureza, dando sentido a esta irmandade, para que o pensar “Verde” esteja omnipresente nas nossas vidas e se afigure tão natural como respirar. O Mundo pode ser melhor? Pode, mas não é a mesma coisa — é infinitamente superior…
Para estar de acordo com a solenidade do momento e prestigiar os modelos de renome nacional, convidámos um júri acima de qualquer suspeita e não permeável a subornos. Assim, directamente do aeroporto da Portela, chegaram os ditos elementos: a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Anadia, Rosa Tomás, o Presidente da CAP do Agrupamento de Escolas de Anadia, Luís Santos, as professoras Filipa Sá Pereira e Carla António e a aluna Mariana Régio. O desfile mostrou alunos com uma criatividade invejável (alguns modelos aguardam para ser patenteados), contando com uma profissional apresentação, com os respectivos apresentadores vestidos propositadamente para a digna ocasião. A Comunidade Escolar, espantada, deu o seu aval com sonoros aplausos (levemente identificados com alguma actividade sísmica). Como estamos a falar de um evento profissional, em simultâneo havia exposição de objectos elaborados à custa de reutilização de materiais: sacos de café, papel de revistas e tecidos usados (os stocks tiveram de ser repostos diversas vezes).
Quanto às actividades integradas no programa Eco-Escolas, refira-se que este é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido, em Portugal, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) — secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE). O Programa Eco-Escolas pretende encorajar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela Escola na melhoria do seu desempenho ambiental e na sensibilização para a necessidade de adoptar comportamentos mais sustentáveis.

Reportagem de Anabela Nunes e Aníbal Marques

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A arte como expressão: vantagens e críticas

Subcultura cigana - SOCIOLOGIA