VI CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA – fase municipal

Este concurso tem como objetivos a promoção da leitura e o desenvolvimento de competências neste âmbito que correspondem a um compromisso social ao qual o Município de Anadia se vinculou, e cuja expressão mais visível é a Rede de Bibliotecas de Anadia.
A fase municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) decorreu no dia 22 de fevereiro, no Cineteatro de Anadia, na qual foram apurados os quatro alunos que representarão o concelho na final intermunicipal da 6ª edição do CIL, dia 4 de maio em Aveiro.
Esta fase municipal contou com a participação de representantes de todos os estabelecimentos de ensino do concelho numa pré-seleção, tendo sido apurados, na primeira fase, os 23 finalistas. Estes participantes prestaram provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino.
Assim, nesta entusiasmante final, foi apurada a Laura Amado Gomes do Centro Escolar de Arcos, 1º ciclo, como suplente, e para representar Anadia na final do CIL, na categoria do ensino secundário, venceu o primeiro lugar a aluna Maria José Torres e, como suplente, a aluna Raquel Seiça. Na categoria do Qualifica, venceu pela segunda vez, o formando Diogo Nolasco e em segundo lugar a formanda Lídia Martins.
O Cineteatro de Anadia foi palco de provas magníficas nas quatro categorias, bem como momentos artísticos que brilharam e encantaram todos os presentes.
Um agradecimento às alunas da nossa escola que participaram com muita dignidade, a Carlota Ferreira, Joana Fernandes, Maria Rita, Anna Shevchenko e Maria Coelho na qualidade de concorrentes nos quatro níveis de ensino.
A nossa prova cultural/artística, relacionada com a obra "O Pintor Debaixo do Lava-Loiças", foi interpretada com o tema "Rewrite the Stars", por Clara Power à guitarra e voz; Leonor Silva ao piano e voz, acompanhadas na dança por Andreia Inês Tavares, Ana Lúcia Duarte, Isabel Verdade, Filipa Matos, Matilde Oliveira e Matilde Silva.
Estes alunos mostram que estão a desenvolver competências transversais a várias literacias e a uma cultura científica e artística de base humanista. Para tal, mobilizam valores e competências que lhes permitem intervir na vida da escola, do município, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, artística, consciente e responsável.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A arte como expressão: vantagens e críticas

Subcultura cigana - SOCIOLOGIA