Pele de tubarão inspira material acústico inteligente

 Pele de tubarão inspira material acústico inteligente

image.png

Eng.ª dos Materiais (Revista Ingenium n.º 170)

O som processa-se através de metamateriais acústicos, projectados para controlar, direcionar e manipular as ondas sonoras à medida que passam por diferentes meios. Contudo, estes materiais são compostos por estruturas muito complexas, feitas de metal ou plástico, não podendo ser modificados depois de produzidos. 

Agora, uma equipa de investigadores criou um novo material inteligente, inspirado nas características da pele de tubarão, que contém nanopartículas magneticamente sensíveis dobráveis sob estímulos magnéticos, permitindo melhores condições de transmissão. Este metamaterial é feito a partir de borracha e de uma mistura de nanopartículas de ferro. Enquanto a borracha garante flexibilidade, a mistura de nanopartículas de ferro torna o material responsivo ao campo magnético. Ao contrário dos metamateriais acústicos tradicionais, não é necessário qualquer contacto directo ou pressão para alterar a arquitectura dos materiais. Além disso, este novo material é capaz de imitar três dispositivos electrónicos principais:

·         um comutador,

·         um portão lógico e

·         um díodo semicondutor.

A interacção dos materiais magneticamente sensíveis com o campo magnético manipula a transmissão acústica de forma a criar funções como se se tratasse de um circuito eléctrico. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A arte como expressão: vantagens e críticas

Doenças sexualmente transmissíveis - Ciências Naturais - 9.º Ano