Pessoa

Visita

Image Hosted by ImageShack.us

segunda-feira, 28 de março de 2011

Doenças sexualmente transmissíveis - Ciências Naturais - 9.º Ano


(Tirada daqui)

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) ou Infecção Sexualmente Transmissível (IST) é a designação pela qual é conhecida uma categoria de patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contacto sexual. O uso de preservativo tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.
Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST, gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
As infecções sexualmente transmissíveis (IST) quando não detectadas e tratadas podem ter consequências graves: desde prurido e corrimentos, passando por lesões no fígado e esterilidade e ainda algumas formas de cancro.
As IST são ainda “portas” para outras infecções. Nas pequenas feridas que estas provocam nos órgãos sexuais, na boca ou no ânus, encontram-se células especiais que são bem mais sensíveis aos agentes patogénicos que a pele sã da mucosa. Assim, as IST aumentam o risco de uma infecção pelo VIH.

Webgrafia

Professora Teresa Capela

Sem comentários: