Dia Internacional da Filosofia 21.11.2013

Relatório da Atividade
No dia 21 de novembro o grupo de filosofia, sob coordenação do professor Carlos Tavares, realizou atividades de comemoração do Dia Internacional da Filosofia.
Este dia foi instituído, em 2002, pela UNESCO e comemora-se na terceira quinta feira do mês de novembro. Pretendeu-se, com esta iniciativa, realçar a importância da Filosofia em toda a educação secundária, evidenciando o vínculo entre Filosofia e Democracia, entre Filosofia e Cidadania. Este ano comemoraram-se, também, os 2400 anos da Academia de Platão.
Cruzando as duas efemérides, realizaram-se ações comemorativas, que tiveram como palco a Biblioteca da Escola Secundária de Anadia, que envolveram as turmas C, B, E, e F do décimo primeiro ano e a turma E do décimo segundo. A atividade começou pela afixação de três cartazes, sem referir a disciplina, em momentos temporais distintos, criando expetativa e curiosidade, com as seguintes frases: "Saiam da caverna"; "Vejam o Sol"; "Saiam da caverna e vejam o Sol".
No dia 21 de novembro ocorreram duas palestras na Biblioteca, uma de manhã outra de tarde, que dilucidaram o conteúdo dos cartazes e que incluíram a leitura orientada de excertos da Alegoria da Caverna.
Os objetivos da atividade foram plenamente consumados.

Carlos Tavares

Comemora-se sempre na terceira quinta feira do mês de novembro
  • Este dia foi instituído pela UNESCO em 2002. Este organismo da ONU solicitou a todos os estados a introdução ou o alargamento da formação filosófica a toda a educação secundária, considerando substantivo o vínculo entre Filosofia e Democracia, entre Filosofia e Cidadania. Não há democracia sem debate racional de ideias/pontos de vista diferentes.
  • Esta aproximação entre a Filosofia e a manutenção e consolidação da vida democrática tem a ver com o reconhecimento do valor da aprendizagem desta disciplina não apenas no processo do saber de si, de cada um, como também no aperfeiçoamento do seu discernimento cognitivo e ético, contribuindo, assim, diretamente, para a capacitação de cada jovem para o juízo crítico e participativo da vida comunitária.
  • A este saber atribuímos três funções essenciais:
  1. "permitir a cada um aperfeiçoar a análise das convicções pessoais";
  2. "aperceber-se da diversidade dos argumentos e das problemáticas dos outros";
  3. "aperceber-se do carácter limitado dos nossos saberes, mesmo dos mais assegurados"
  • Em 2013 comemora-se, igualmente, os 2400 anos da Academia de Platão. Nela se formaram os grandes vultos do século V a.C., entre os quais Aristóteles, como o seu mais famoso discípulo.
  • A alegoria da caverna, um dos textos mais célebres de Platão, é uma metáfora emblemática do papel da Filosofia enquanto caminho para o conhecimento racional, o único com selo de verdade.
C.T. 2013/14 DIA INTERNACIONAL DA FILOSOFIA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A arte como expressão: vantagens e críticas

Doenças sexualmente transmissíveis - Ciências Naturais - 9.º Ano